sexta-feira, 30 de março de 2012

Saúde

Light e Diet .. qual a diferença ?

Diet.

São alimentos que são isentos de determinados nutrientes, como : Açúcar, glúten , colesterol ou gordura. Criados para atender um grupo específico de pessoas. Diabéticos ou hipertensos. É indicado para consumidores que possuem condições metabólicas e fisiológicas específicas. Necessitam de alimentos totalmente modificados que eliminem ou substituam algum componente como o açúcar , o sal , ou o glúten. Mas comumente encontra-se mais no mercado produtos isentos de açúcar, associamos quase que total aos diabéticos.

Light. 

São produtos que possuem uma redução de no máximo 25%. de algum nutriente em sua composição. Podendo ser açúcar, gordura total, gordura saturada, etc.

Sendo indicado para pessoas que queiram uma alimentação com um nível de calorias reduzido. Quem busca um alimentação saudável. Sendo consumido por pessoas saudáveis buscando um alimentação adequada.

Dicionário Gastronômico

Blanc - molho feito a base de água, farinha e suco de limão, usado para cozinhar  e preservar a cor dos legumes; muito usado em corações de alcachofra.

Beurre Manié - palavra francesa para " manteiga amassada". Pasta feita de partes iguais de manteiga e farinha, usada para engrossar molhos, sopas e cozidos.

Chinois - peneira cônica com trama muito fina --- o alimento deve ser pressionado com uma concha ou colher. Muito usado para peneirar molhos.

Aspic - gelatina de peixe, frango ou carne feita com caldos ou consomê clarificados e gelatina; usada para moldar pratos ou para glacear alimentos frios.

Glacear (Glaze) - cobrir o alimento com um liquido fino doce ( doce ou salgado ) que ficará liso e brilhante após endurecer. As coberturas incluem caldos de carne reduzidos ( aspic ), geleia derretida, gema com água ou chocolate derretido. Refere-se também a caldos de peixes ou de carne engrossados.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Receita

Nhoque de Abóbora by GNT

Ingredientes:
1 ½  xícaras de abóbora cozida 
½ xícara de farinha de aveia ou de trigo 
1 clara de ovo 
Sal a gosto
Manjericão a gosto 
1 colher de sopa de queijo ralado

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Em uma panela, coloque três copos de água para ferver. Com duas colheres, forme os nhoques e jogue-os na água fervente até que venham para a superfície. Retire da água. Arrume-os em um prato, regue com uns fios de azeite, manjericão e queijo ralado.

Dicas: 
Para cozinhar a abóbora, basta levá-la inteira para o micro-ondas por 20 minutos. Espere esfriar e abra. Ela vai estar cozida como purê. Acompanhe este prato com a carne de panela e com um saladão bem colorido.

Saúde

Comer à noite engorda ? 
Todos nós já sabemos que para manter uma dieta, no período da noite fica um pouco complicado. Não sabemos que vontade é essa que nos dar a noite de sair mastigando tudo pela frente. rsrsrsrsrsrsrsrsr ! 
Quando começa o dia é fácil manter a dieta. Café da manhã balanceado, um almoço recheado de saladas e grelhados. Mas quando chega a noite, a tudo desanda. A verdade é que à noite o metabolismo é mais lento, e isso ainda fica mais fácil quando não existe um ciclo de atividades físicas.  Mas devemos comer bem de manhã e ao longo do dia sermos mais regrados. 

terça-feira, 27 de março de 2012

O Sabor do Agreste

Quem não apetece de viajar ao longo do agreste pernambucano e almejar uma Gastronomia rica, diversificada,  com muito sabor e requinte ?
Já podemos ter o prazer em saborear uma boa culinária bem pertinho de nós. Pois é, em Santa Cruz do Capibaribe-PE, já encontramos o Restaurante Menu, que nos remete há uma maravilhosa cozinha regional com um toque especial da Alta Gastronomia,sempre degustando de maravilhosas sobremesas que nos faz lembrar da nossa doce infância, tudo comandado pelo Chef Henrique Feitosa.


Restaurante Menu.
Ao lado da câmara de vereadores.
Segunda à Sexta.
Buffet e reservas antecipadas.



 Bon Appétit :)

Filme para Saborear

O Tempero da Vida ;)

Conta a história de uma família de gregos que vivem em Constantinopla, na Turquia , mas é expulsa daquele país e tem de retornar à Grécia. Passou-se em branco pelos cinemas brasileiros, mas foi dada uma devida atenção em dvd, sendo um sucesso. Esta relacionado a culinária grega. Com um toque exótico e apetitoso, que nos faz babar na frente da tv. Dando enfase as especiarias e aperitivos, que até então não muito conhecidos na nossa terra.

Receita

Caponata Siciliana 

Prato típico da Sicília, pode ser consumido quente ou frio, como entrada, molho para macarrão ou acompanhamento de carne, peixe e queijo.
Ingredientes:
4 berinjelas médias
6 folhas de aipo
2 cebolas
5 tomates maduros
150g de azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de alcaparras
1 colher rasa de açúcar
3 colheres de vinagre de vinho tinto
10 colheres de azeite extra-virgem de oliva
manjericão
sal e pimenta-do-reino
Modo de Fazer:
Lavar as berinjelas e cortá-las em cubinhos, salgar e deixá-las em um escorredor por cerca de uma hora, para que percam o sabor amargo. Enxaguá-las e enxugar com papel de cozinha. Lavar o aipo, cortá-lo em pedaços e colocar para ferver em água por 10 minutos. Depois, escorrer muito bem. Lavar os tomates, tirar a casca, eliminar as sementes e cortar em pedacinhos. Cortar as azeitonas ao meio. Lavar muito bem as alcaparras e cortar as cebolas bem finas. Esquentar o azeite em uma panela ou frigideira grande e fritar as berinjelas por 3 minutos ou até que fiquem douradas. Retirá-las e reservar. No mesmo azeite, refogar as cebolas e o aipo, acrescentar o tomate, as azeitonas e as alcaparras. Temperar com sal e pimenta e deixar em fogo brando por 5 minutos. Acrescentar então as berinjelas e deixar cozinhando por mais 10 minutos, mexendo pouco e delicadamente. Adicionar o açúcar e o vinagre. Mais 4 minutos de cozimento e está pronto. No final, temperar com o manjericão picado. Serve quatro pessoas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Livro de Cabeceira

Não de uma só vez não é ? rsrsrsrsrsr
É uma leitura gostosa sobre o mundo dos vinhos. Se você gosta de beber ou até saber como funciona esse maravilhoso mundo, é uma boa pedida para se inteirar do assunto sobre rótulos,suas historias e curiosidades :)

Boa degustação !

Saúde

Alimentar-se adequadamente na rua, sempre foi uma luta para muitas pessoas. Na correria do dia a dia queremos sempre algo que nos deixe até com a consciência leve, não necessariamente é o que encontramos por aí. Cachorros -quentes , empadinhas, esfirras, refrigerantes, entre outras delicias que nos apetecem. Mas ao passar do tempo saberemos o mal que essa alimentação nos traz. Os buffets são as melhores opções para uma refeição saudável e leve. Sempre é bom começar com as saladas. Escolher sempre os grelhados no lugar dos fritos. As sobremesas se possível dividir com seu amigo que tenha o mesmo gosto, será sempre bom. Não se sinta na obrigação de limpar o prato, pois nem sempre é sinal que você gostou da comida. Prive pela sua satisfação.

Bon Apetit